terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Grandes Revitalizações e Projetos Arquitetônicos para 2012 ...

  
O empresário João Carlos Paes Mendonça apresentou, na manhã desta quinta-feira (18), ao prefeito do Recife, João da Costa, e secretariado o projeto do maior centro de compras do Norte/Nordeste, que deverá ser construído no bairro do Pina, Zona Sul da cidade, na antiga Fábrica da Bacardi. O investimento no mega empreendimento, que inclui o RioMaR Shopping e três torres empresariais, é de R$ 500 milhões. O projeto já está em tramitação na Prefeitura do Recife e João da Costa afirmou que tem seu apoio, devido à importância para a cidade.


"É um projeto diferenciado e será tratado assim, mas sem atropelar as regras. Com certeza, o resultado da tramitação sai ainda este ano", garantiu o prefeito. Em contrapartida, João Carlos Paes Mendonça afirmou que, uma vez aprovada, a construção começa em um prazo de 60 dias. A previsão é de que as obras durem 24 meses, com inauguração em meados de novembro de 2012. 








Numa área total de 202.710 metros quadrados, o projeto do centro de compras prevê 476 lojas, das quais 18 âncoras e sete mega lojas, 11 restaurantes, além de praça de alimentação, 14 salas de cinema, 1 teatro com cerca de 500 lugares e estacionamento com 6.200 vagas. A área total construída, com cinco pisos, terá 260 mil metros quadrados. O nome RioMar é uma referência à localização, entre o rio e o mar. O projeto paisagístico é do arquiteto Luiz Vieira.

As três torres empresarais, em área privativa de 42.147 metros quadrados, contarão com 1.900 vagas de estacionamento. "O RioMaR Shopping é a realização de um grande sonho de dotar o Recife de um dos maiores e mais modernos centros de compra do País", confessou Paes Mendonça. A construção do empreendimento tem assinatura do grupo Andrade Mendonça.
Para o prefeito João da Costa, obras como a apresentada hoje mostram a importância de projetos como a Via Mangue, que tem previsão para sair do papel até 2013. "É compatível com as obras de mobilidade propostas para a Zona Sul", destacou.

A implantação da parte viária da Via Mangue compreende cerca de cinco quilômetros e será feita em três etapas. A primeira será entre a Rua Antônio Falcão, em Boa Viagem, e o Parque dos Manguezais, com dois quilômetros. A segunda será até a Ponte Paulo Guerra, no Pina. E a terceira compreende a construção de dois elevados ligando a Rua Antônio Falcão às margens dos Canais de Setúbal e Jordão, além da alça alargando o Viaduto Capitão Temudo e ligando a Ponte Paulo Guerra à futura via.

Questionado se a Zona Sul da cidade comporta mais um centro de compras, João Carlos afirmou que "mercado é como coração de mãe, sempre cabe mais um". E acrescentou: "Não somos amadores. Com profissionalismo e credibilidade, qualquer empreendimento dá certo."

SUSTENTABILIDADE
Uma das preocupação do grupo JCPM foi com a questão ambiental, por isso o projeto terá 40 mil metros quadrados de área verde, com plantação no local de espécies nativas.

Dentro do conceito de sustentabilidade, o RioMar Shopping vai utilizar a água da chuva, que será armazenada e filtrada para o sistema de cargas de sanitários. Outra fonte de redução de consumo será o esgoto a vácuo, que reduzirá em 90% a necessidade de água para descargas e eliminará, na mesma proporção, o impacto de esgotamento sanitário da capital, com uma economia mensal de mais de 6 milhões de litros.

O RioMar terá cobertura de vidro, que permite o aproveitamento de 100% da iluminação natural. A redução de custos de energia elétrica chega a até 70%, entre as 10h e 17h.

RESPONSABILIDADE SOCIAL
Desde a construção do empresarial JCPM Trade Center (2006), também no Pina, que o grupo vem realizando projetos sociais na área de Brasília Teimosa. Com o novo empreendimento, a ideia é que essa ação seja ampliada, com uma área reservada de mil metros quadrados para o funcionamento do Instituto JCPM de Compromisso Social, que pretende alcançar dois mil estudantes. "Já trabalhamos com jovens com idades entre 16 e 24 anos, mas sabemos que há necessidade de começar mais cedo. Queremos alcançá-los a partir dos 12 anos", disse o empresário João Carlos.
O empreendimento vai gerar dois mil empregos durante a obra e sete mil diretos quando estiver em funcionamento. A previsão é de gerar, anualmente, R$ 150 milhões de impostos federais, estaduais e municipais, após a inauguração.

PARTICIPAÇÃO 
O Grupo JCPM tem participação nos shoppings Recife, Tacaruna, Guararapes e Plaza, no Grande Recife; Shopping Jardins e RioMaR, em Aracaju (SE); Salvador Shopping, na Bahia; Shoppins Villa-Lobos, em São Paulo; e outros dois centros de compra em construção: Granja Vianna, na cidade de Cotia (SP), previsto para inaugurar em 2011, e o Salvador Norte Shopping, na Bahia, cuja inauguração será no segundo semestre de 2010.

Na época da inauguração do Salvador Shopping, os pernambucanos ficaram sem entender por que o Recife não foi escolhido para abrigar um empreendimento daquele porte. Hoje, durante a apresentação do seu RioMaR, o empresário disse que o troco foi dado. "Este é o shopping dos meus sonhos. Iremos construir nesta cidade o maior centro de compras do Norte e Nordeste, um dos maiores do Brasil."

Fonte:
http://ne10.uol.com.br/canal/cotidiano/economia/noticia/2010/03/18/jcpm-apresenta-projeto-do-maior-shopping-do-nordeste-no-recife-216862.php



PORTO NOVO - RECIFE

O Porto do Recife vai dar um novo visual à região que abriga um dos pontos turísticos mais famosos da capital pernambucana. Os armazéns que ficam ao lado do Marco Zero (região central) vão passar por reformas que fazem parte do projeto Porto Novo.

A requalificação dos galpões terá um investimento de R$ 50 milhões do governo do estado. Segundo o diretor de operações e engenharia do Porto do Recife, Hermes Delgado, os armazéns deixaram de ser uma área operacional para o Porto. “A concepção do projeto é preservar a imagem portuária. O mais importante de tudo isso é você devolver ao Bairro do Recife uma das paisagens mais bonitas da cidade”.

O armazém 10 será transformado no Memorial Luiz Gonzaga e vai contar com um investimento de R$ 23 milhões vindos do Ministério da Cultura (MINC). O MINC firmou convênio com o Porto do Recife, que ficou responsável pela execução do projeto.

O projeto foi feito pelo escritório Brasil Arquitetura, de São Paulo. “O memorial que está previsto aqui será um museu interativo, semelhante ao Museu da Língua Portuguesa (em São Paulo). Essas tecnologias já estão sendo desenvolvidas”, afirma Delgado.

O convênio já foi assinado e, atualmente, o armazém 10 está sendo demolido. O prédio foi condenado pela Defesa Civil de Pernambuco e será reconstruído com as mesmas características do antigo galpão.

O governo do estado também pretende transformar os armazéns 11, 12, 13 e 14 em locais de cultura e lazer. O armazém 11 vai virar a Central do Artesanato de Pernambuco, espaço para exposições e comercialização de obras de artesanato.

O armazém 12 será um local para realizações de feiras e eventos e vai contar com escritórios no 1° andar. O armazém 13 será destinado para a comercialização de lojas e escritórios e o armazém 14 vai virar um centro cultural.

O local terá um teatro com 500 lugares, um cineteatro para 150 pessoas e um espaço que será voltado para outras atividades de lazer, como um boliche, por exemplo. Na parte externa do armazém 14 será montado um palco para shows.

O projeto Porto Novo inclui também as obras de construção do Terminal Marítimo de Passageiros, que terá recursos do PAC 2 (Plano de Aceleração do Crescimento). De acordo com Delgado, a expectativa é a construção do terminal e a recuperação de todos os galpões sejam concluídas até o final de 2012.

Gabriela Ribeiro - Recife
postado em 20/01/2011 14:53 h
atualizado em 20/01/2011 16:24 h
 
Fonte:
http://www.youtube.com/watch?v=h--Rhq5tCzs&feature=related

Grandes Descobertas na História da Medicina


Resolvi escrever mais uma vez sobre minhas postagens, porque tenho a máxima certeza que tudo que tenho posto neste Blog é pertinente e bem sugestivo. Tenho em minha mente que a maior riqueza que alguém possa construir ou adquirir será a riqueza do saber e repassar o seu saber.

Algumas vezes usamos a internet pra assistir tanta bobagem e gastamos tanto tempo lendo assuntos que na sua inteira realidade são realmente banais e sem acréscimo algum ao intelecto pessoal e coletivo.

O vídeo que está ao lado possue precisamente 15 minutos e 10 segundos, sugiro a você, parar um pouco e assistir as preciosas informações que nele estão contidas, o mesmo trata sobre algumas descobertas antigas da medicina e que até hoje são usadas com frequência e sucesso. Graças a esses homens e suas incansáveis pesquisas, chegamos a um patamar de conhecimento consideravelmente seguro e salvador de vidas.

http://www.youtube.com/watch?v=IbOc2BxD_z8


Visite você também o meu canal no YOUTUBE e deixe seu comentário
http://www.youtube.com/?feature=signin

Autor desconhecido (enviado por Fabiano Lopes Nogueira)


Certo dia, um rapaz desiludido resolveu seguir o exemplo dos "contos da infância". Colocou-se frente ao seu espelho e perguntou:Querido espelho, olhe para mim e me diga: Existe alguém mais infeliz do que eu?
Com certeza, respondeu o espelho, existe alguém mais triste que tu neste momento. E este alguém sou eu. O rapaz olhou espantado. Não esperava que um espelho falasse, e ainda contra ele.Mas o espelho prosseguiu:Tu não imaginas a dor que eu sinto ao ver, no meu reflexo, uma pessoa que deixou seus problemas tomarem conta de sua vida, que não tem mais vontade de lutar e principalmente que não consegue ver dentro de si as suas qualidades suas capacidades, seu talento. Queria que estivesse no meu lugar pra ver.
Tu és uma pessoa tão inteligente, que fala para todos que tem um Deus, e tantas vezes falou do amor de Deus,agora se mostra tão derrotado. Deus é tão pequeno assim em tua vida para que tu te sintas tão inferior assim?
É pena que tu não vejas através de mim toda a tua facilidade em lidar com as pessoas, o quanto é expressiva a tua voz e tua palavra, quanto teu coração é forte, e o quanto as pessoas te amam. Olhe para ti! Levanta essa cabeça, pois dificuldades todos temos, assim como todos guardam dentro de si algo especial para dar, a capacidade de tornar a própria vida prazerosa.
Quantas são as pessoas que gostariam de ser como tu és: saudável, inteligente e com toda a vida pela frente! E, no entanto, muitas delas são felizes e agradecem a Deus pelas suas vidas! Use a tua sensibilidade ela é essencial para a vida. Motive-se: ao acordar pela manhã, pense algo do tipo: "hoje meu dia será produtivo, alegre e cheio de vida, pois tenho Deus comigo.". Faça isso com amor no coração e concentre em teus objetivos. De hoje em diante, quero ver outra imagem refletida em mim. Uma imagem de alegria interior.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Livros que fazem parte de mim


OPÇÃO PELA VIDA O Segredo da vitória sobre as perdas

Um livro simplesmente fantástico e que ajudará a quem sofre ou sofreu algum tipo de perda seja ela qual tenha sido.

Com testemunhos incríveis o autor narra histórias dos seus paciêntes levando cada um de nós a se enchegar em possíveis situações semelhantes. A linguagem é simples e bem coloquial muito fácil de se compreender.

Recomendo para todas as pessoas e para aquelas que desejam ajudar ou aconselhar amigos e amigas que enfrentam situações de perda.




CALVINISMO e ARMINIANISMO  EVANGÉLICO

A obra é leitura obrigatória nos mais prestigiados seminários do mundo e agora está disponível em língua portuguesa com tradução irretocável.

Segundo o próprio autor, a obra é resultado de estudos feitos aos sábados na Primeira Igreja Presbiteriana de Colúmbia, apresentando a visão calvinista em contraposição à perspectiva arminiana, especialmente wesleyana, a respeito de diversas doutrinas notadamente concernente à Eleição e a Reprovação e à Soteriologia, especialmente no que concerne à doutrina da Justificação.
O livro tem uma abordagem apologética. A sua argumentação é bíblica e, como filósofo que era, com rigor lógico.  Recomendadíssimo!






                                                                                                                                                               A CRUCIFICAÇÃO DE JESUS

"A Crucificação de Jesus – As conclusões surpreendentes sobre a morte de Cristo na visão de um investigador criminal". Editora Ideia & Ação. 2008

ASSUNTO: Análises científicas da cruxificação e morte de Jesus Cristo e do Santo Sudário de Turin.

MINHA OPINIÃO: Foi um dos livros mais impressionantes e marcantes que já li...

Por: Carlos Nanes

Acusações, Fofocas, Calúnias e tudo o que se possa fazer


Gostaria de fazer uma simples perguntar a quem estiver lendo: Será que em algum dia você foi vítima de algum disse me disse por parte de alguém ou de alguns? Será que em alguma ocasião suas atitudes ou ações foram mal interpretadas a ponto de se ouvir falatórios ao seu respeito e questionamentos sobre sua índole? Acredito que todo mundo um dia já passou e quem sabe até, ainda passe ou com toda certeza se não passou se prepare pra passar.

Pois é, eu você e tantos quantos já sofreram sabemos muito bem até que ponto chega a língua do povo. É triste e depreciativo a atitude de pessoas que se jugam tão corretas, tão perfeitas e tão certinhas fazerem com que de forma tão baixa e egoísta muitos tropecem sem nunca terem tropeçado, errar quando na verdade não erraram e fazer ou dizer coisas as quais nunca fizeram ou disseram. Esse é o mundo em que vivemos onde muitos querem saber de você não porque se preocupam com o seu dia a dia, com seu estado com sua vida, mas porque querem comentar no meio dos seus iguais sobre você, eles querem fofocar sobre o que faz ou deixou de fazer. Eles querem chacotear e rir do fracasso, da tristeza, das improbabilidades que possam acontecer no seu caminho, das perdas ou não realizações. Estou escrevendo isso porque fui vítima de tudo o que se está sendo postando aqui e sabe o que me deixa mais intolerante nesse lixo todo? é justamente no meio do povo que se diz CRENTE onde encontramos a maior incidência de coisas como essas e outras piores.

Os santões ou santas querem saber tudo da sua vida pessoal, fazem um sabatina de perguntas e nessas perguntas adentram e vasculham tudo sobre você, o que faz, o que deixou de fazer, se namora ou não, se tem algo a mais a dar ou se é simples no que se refere a questões financeiras é tanta pergunta que parece que vamos entrar num mundo fora desse mundo. Vocês saberiam me dizer qual o pretexto usado para essa sabatina? ...’’queremos orar por você querido, queremos ver você bem, feliz, estamos realmente preocupados com sua situação, queremos ajudá-lo”...  em fim,  é muita bondade, amor e zelo. Não é? 

E o que pode ser pior que isso que vou citar agora, ser acusado porque fulano e fulana dissera algo sobre você quando na verdade esses fulanos(as), nada mais são que os cabuetas da mentira, do falso testemunho, da fofoca e da pura safadeza. Ser forçado contra a parede a afirmar coisas que não são prováveis e até ser penalizado por algo que não se fez. Onde estão as provas? Quem mais ouviu ou presenciou tal fato? E as evidências são realmente fiéis? Não, não se busca tais coisas porque é mais fácil impor a vontade imunda de acusar, difamar e asseverar o erro ou não do outro, sem se quer conceder-lhe uma segunda oportunidade para que o mesmo possa se recompor, firmasse e mostrar que o que disseram era na verdade a mais pura injustiça.

É o exemplo de evangelho mais desqualificado e sujo que se possa nomear nos nossos dias. Gente dessa qualidade merece nossa compaixão. Grupos que praticam tais coisas devem ser postos ao descaso e evitados ao máximo que pudermos. Agora, queria citar aquelas pessoas que não estão nesse meio, gente séria, descente e que realmente teme a Deus. Pessoas que quando te perguntam algo querem orar de verdade por você e rogam a Deus por sua vida e felicidade. A esses sim, nosso respeito, honra e afago devem ser direcionados, são genuinamente filhos de Deus e igreja que persevera em favor dos santos e não contra os santos. Cabe a cada um de nós discernirmos a cada dia quem são os bons e os vilões. Isso é muito fácil de se saber, convivendo com eles e ouvindo-os saberemos que qualidade de espírito procede tal pessoa, se ela fala mal de outro a mim, certamente falará mal de mim a outro. Essa é a principal característica desse povoEntão muito cuidado no que dissermos e com os comentários que possivelmente fizermos no meio de alguns ou de todos.

Lembre-se somos testemunhas de Cristo e responsáveis por marcar os que nos cercam com as marcas Dele enquanto estivermos sobre a terra.

Por: Carlos Nanes


Queria partilhar com vocês sobre as seguintes palavras:

Difamação

”A pessoa que diz mentiras (difama) a respeito dos outros e tão perigosa quanto uma espada...”
(Pv 25.16) Veja ainda: Lv 19.16 e Pv 16.28-30

O Dicionário Aurélio a define como:
1- “Tirar a boa fama ou o crédito a; desacreditar publicamente; infamar, detrair, falar mal.”
2- “Imputar a (alguém) um fato concreto e circunstanciado, ofensivo de sua reputação, conquanto não definido como crime.”

A difamação, é crime contra a honra, previsto no Código Penal Brasileiro. Infelizmente, nos deparamos com estes criminosos em grande quantidade dentro das igrejas, e pior, muitos são líderes!
E diante de Deus um pecado:
”Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Aquele que fala mal do irmão, ou julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; ora, se julgas a lei, não és observador da lei, mas juiz.” Tg 4.11
”Aquele que não difama com sua língua, não faz mal ao próximo, nem lança injúria contra o seu vizinho... Quem deste modo procede não será jamais abalado.”         (Sl 15.3,5)

Uma recomendação para as pessoas que congregam em igrejas, onde esta prática é comum, iniciando-se no líder e estendendo-se à mais simples ovelhas,  é que abandone este povo!
Não é tempo de andarmos em meio a um povo que não constituíram Deus como Senhor absoluto. Portanto, procure igrejas Santas com líderes segundo o Espírito Santo.
 Jesus diz:
 “Deixai-os: são cegos, guias de cegos... cairão ambos no barranco.” (Mt 15.14)

Os Servos do Senhor, devem primar pelos santos padrões ditados, e serão possuidores da vitória eterna.


Calúnia

”Nos últimos dias sobrevirá tempos difíceis; pois os homens serão... caluniadores... Foge também destes”
(2Tm 3.1-5)

O Dicionário Aurélio a define como:
1- Difamar, fazendo acusações falsas, Mentira, falsidade, invenção.
2- (Jur.)  Atribuir falsamente a (alguém) fato definido como crime.

A Calunia pode ser feita através da mentira, falsidade e invenção contra alguém. O Código Penal Brasileiro prevê penas contra os caluniadores.

Não é de admirar que, em muitas igrejas os caluniadores não sofre qualquer ação disciplinar, e por isso o mal se avoluma, pois o caluniador é assim estimulado na sua tarefa maligna e destruidora dos valores alheios. Outros da mesma índole tem prazer em relembrar, comentar e espalhar fraqueza, imperfeições e pecados a outros, servindo-se da língua.
A Bíblia condena a calunia:
”Não dirás falso testemunho contra o teu próximo” (Ex 20.16
Este mandamento protege o nome e a reputação do próximo. Ninguém deve fazer declarações falsas a respeito do caráter ou dos atos de outra pessoa. Devemos falar de modo justo e honesto a respeito de quem quer que seja.
”Não espalharás notícias falsas... Da falsa acusação te afastarás..." (Ex 23.1,7)
”Seis cousas o Senhor aborrece... testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre os irmãos.” (Pv 6.16,19)
”A falsa testemunha não fica impune, e o que profere mentiras perece”(Pv 19.9)

Conhecedores da gravidade desta situação, é necessário que o Servo do Senhor se aparte de toda forma de Calúnia e que procure viver em santidade.

Boato

 
”Não tem eles sinceridade nos seus lábios; o seu íntimo e de todo crimes; a sua garganta é sepulcro aberto, e com a língua lisonjeiam (adulam).” (Sl 5.9)

O Dicionário Aurélio o define como:
- “Notícia anônima que corre publicamente sem confirmação. balela, rumor".

Com certeza é uma obra que procede do coração maligno. E o diabo usa de seus demônios para entrarem nas igrejas e despertarem as pessoas a usarem suas línguas para esta prática.
Se você não tem certeza de um fato, qual a necessidade de espalhá-lo?
”Não espalharás notícias falsas...” (Ex 23.1)
é a determinação do Senhor para seu povo!

Quanto aos Mexeriqueiros, são condenados pela Bíblia em seu agir. E se continuarem nesta prática, pouco importa a condição de membro de uma igreja, ou mesmo, o cargo de líder ou os possíveis dons concedidos por um espírito de engano. O fim destes é a condenação eterna!
 

domingo, 25 de dezembro de 2011

A conversão de São Cipriano - O Temido Feiticeiro

Assista esse vídeo certamente você irá gostar de saber que o tão conhecido e temido bruxo São Cipriano realmente se convertera ao Senhor Jesus testemunhando sua fé e firmeza.
Fonte:
http://www.youtube.com/watch?v=C8mIS2Y45pE

O Feiticeiro

Filho de pais pagãos e muito ricos, nasceu em 250 d.C. na Antioquia, região situada entre a Síria e a Arábia, pertencente ao governo da Fenícia. Desde a infância, Cipriano foi induzido aos estudos da feitiçaria e das ciências ocultas como a alquimia, astrologia, adivinhação e as diversas modalidades de magia.
Após muito tempo viajando pelo Egito, Grécia e outros países aperfeiçoando seus conhecimentos, aos trinta anos de idade Cipriano chega à Babilônia a fim de conhecer a cultura ocultista dos Caldeus. Foi nesta época que encontrou a bruxa Évora, onde teve a oportunidade de intensificar seus estudos e aprimorar a técnica da premonição. Évora morreu em avançada idade, mas deixou seus manuscritos para Cipriano, dos quais foram de grande proveito. Assim, o feiticeiro dedicou-se arduamente, e logo se tornou conhecido, respeitado e temido por onde passava.


A Conversão Cristã

Vivia em Antioquia a bela e rica donzela Justina. Seu pai Edeso e sua mãe Cledonia, a educaram nas tradições pagãs. Porém, ouvindo as pregações do diácono Prailo, Justina converteu-se ao cristianismo, dedicando sua vida as orações, consagrando e preservando sua virgindade.
Um jovem rico chamado Aglaide apaixonou-se por Justina. Os pais da donzela (também convertidos à fé Cristã) concederam-na por esposa. Porém, Justina não aceitou casar-se. Aglaide recorreu a Cipriano para que o feiticeiro aplicasse seu poder, de modo que a donzela abandonasse a fé e se entregasse ao matrimônio.
Cipriano investiu a tentação demoníaca sobre Justina. Fez uso de um pó que despertaria a luxúria, ofereceu sacrifícios e empregou diversas obras malignas. Mas não obteve resultado, pois Justina defendia-se com orações e o Sinal da Cruz.
A ineficácia dos feitiços fez com que Cipriano se desiludisse profundamente perante sua fé e se voltasse contra o demônio. Influenciado por um amigo cristão de nome Eusébio, o bruxo converteu-se ao cristianismo, chegando a queimar seus manuscritos de feitiçaria e distribuir seus bens entre os pobres.


Os Primeiros Mátires Cristãos

CAPÍTULO 1: 

História dos mártires cristãos até a primeira perseguição geral sob Nero 

 

Cristo, nosso Salvador, no Evangelho de são Mateus, ouvindo a confissão de Simão Pedro, o qual, antes que todos os outros, reconheceu abertamente que Ele era o Filho de Deus, e percebendo a mão providencial de seu Pai nisso, o chamou (aludindo a seu nome) de "rocha", rocha sobre a qual edificaria Sua Igreja com tal força que as portas do inferno não prevaleceriam contra ela. E com estas palavras se devem observar três coisas: primeiro, que Cristo teria uma igreja neste mundo. segundo, que a mesma Igreja sofreria uma intensa oposição, não só por parte do mundo, senão também com todas as forças e poder do inferno inteiro. E em terceiro lugar que esta mesma Igreja, apesar de todo o poder e maldade do diabo, se manteria.

Vemos esta profecia de Cristo verificada de modo maravilhoso, por quanto todo o curso da Igreja até o dia de hoje não parece mais que um cumprimento desta profecia. primeiro, o fato de que Cristo tenha estabelecido uma Igreja, não necessita demonstração. Segundo, com que força se opuseram contra a Igreja príncipes, reis, monarcas, governadores e autoridades deste mundo! E, em terceiro lugar, como a Igreja, apesar de tudo, tem suportado e retido o que lhe pertencia! É maravilhoso observar que tormentas e tempestades ela tem vencido. E para uma mais evidente exposição disto tenho preparado esta história, com o fim, primeiro de que as maravilhosas obras de Deus em sua Igreja redundem para Sua Glória; e também para que ao expor-se a continuação e história da Igreja, possa redundar em maior conhecimento e experiência para proveito do leitor e para a edificação da fé cristã.

Como não é nosso propósito entrar na história de nosso Salvador, nem antes nem depois de Sua crucifixão, só será necessário lembrar aos nossos leitores o desconcerto dos judeus pela Sua posterior ressurreição. Ainda que um apóstolo o havia traído; embora outro o tinha negado, sob a solene sanção de um juramento, e ainda que o resto tinha-o abandonado, a exceção daquele "discípulo que era conhecido do sumo sacerdote", a história de sua ressurreição deu uma nova direção a todos seus corações e, depois da missão do Espírito Santo, transmitiu uma nova confiança em suas mentes. Os poderes de que foram investidos lhes deram confiança para proclamar Seu nome, para confusão dos governantes judeus, e por assombro dos prosélitos gentios.


1. ESTEVÃO
Santo Estevão foi o seguinte a padecer. Sua morte foi ocasionada pela fidelidade com a que predicou o Evangelho aos entregadores e matadores de Cristo. Foram excitados eles a tal grau de fúria, que o expulsaram fora da cidade, apedrejando-o até matá-lo. a época em que sofreu supõe-se geralmente como a Páscoa posterior à da crucifixão de nosso Senhor, e na época de Sua ascensão, na seguinte primavera.
A continuação suscitou-se uma grande perseguição contra todos os que professavam a crença em Cristo como Messias, ou como profeta. São Lucas nos diz de imediato que "fez-se naquele dia uma grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém", e que "todos foram dispersos pelas terras da Judéia e de Samaria, exceto os apóstolos" (Atos 8:1, ACF).
Em volta de dois mil cristãos, incluindo Nicanor, um dos sete diáconos, padeceram o martírio durante a "tribulação suscitada por causa de Estevão" (Atos 11:9, PJFA).


2. TIAGO O MAIOR
O seguinte mártir que encontramos no relato segundo Lucas, na História dos Atos dos Apóstolos, é Tiago, filho de Zebedeu, irmão mais velho de João e parente de nosso Senhor, porque sua mãe Salome era prima irmã da Virgem Maria. Não foi até dez anos depois da morte de Estevão que teve lugar este segundo martírio. Aconteceu que tão pronto como Herodes Agripa foi designado governador da Judéia que, com o propósito de congraçar-se com os judeus, suscitou uma intensa perseguição contra os cristãos, decidindo dar um golpe eficaz, e lançando-se contra seus dirigentes. Não se deveria passar por alto o relato que dá um eminente escritor primitivo, Clemente de Alexandria. Nos diz que quando Tiago estava sendo conduzido ao lugar de seu martírio, seu acusador foi levado ao arrependimento, caindo a seus pés para pedi-lhe perdão, professando-se cristão e decidindo que Tiago não receberia sozinho a coroa do martírio. Por isso, ambos foram decapitados juntos. Assim recebeu, resoluto e bem disposto, o primeiro mártir apostólico aquele cálice que ele tinha dito ao Salvador que estava disposto a beber. Timão e Parmenas sofreram o martírio por volta daquela época; o primeiro em Filipos, e o segundo na Macedônia. Estes acontecimentos tiveram lugar no 44 d.C

3. FELIPE
Nasceu em Betsaida da Galiléia, e foi chamado primeiro pelo nome de "discípulo". Trabalhou diligentemente na Ásia Superior, e sofreu o martírio em Heliópolis, na Frigia. Foi acoitado, encarcerado e depois crucificado, no 54 d.C.

4. MATEUS
Sua profissão era arrecadador de impostos, e tinha nascido em Nazaré. Escreveu seu evangelho em hebraico, que foi depois traduzido ao grego por Tiago o Menor. Os cenários de seus trabalhos foram Partia e a Etiópia, país no que sofreu o martírio, sendo morto com uma lança na cidade de Nadaba no ano 60 d.C.

5. TIAGO O MENOR
Alguns supõem que se tratava do irmão de nosso Senhor por parte de uma anterior mulher de José. Isto resulta muito duvidoso, e concorda demasiado com a superstição católica de que Maria jamais teve outros filhos além de nosso Salvador. Foi escolhido para supervisar as igrejas de Jerusalém, e foi o autor da Epístola ligada a Tiago. A idade de noventa e nove anos foi espancado e apedrejado pelos judeus, e finalmente abriram-lhe o crânio com um cacetete.

6. MATIAS
Dele se sabe menos que da maioria dos discípulos; foi escolhido para encher a vaga deixada por Judas. Foi apedrejado em Jerusalém e depois decapitado.

7. ANDRÉ
Irmão de Pedro, predicou o evangelho a muitas nações da Ásia; mas ao chegar a Edessa foi apreendido e crucificado numa cruz cujos extremos foram fixados transversalmente no chão. Daí a origem do termo de Cruz de Santo André.

8. MARCOS
Nasceu de pais judeus da tribo de Levi. Supõe-se que foi convertido ao cristianismo por Pedro, a quem serviu como amanuense, e sob cujo cuidado escreveu seu Evangelho em grego. Marcos foi arrastado e despedaçado pelo populacho de Alexandria, em grande solenidade de seu ídolo Serapis, acabando sua vida em suas implacáveis mãos.

9. PEDRO
Entre muitos outros santos, o bem-aventurado apóstolo Pedro foi condenado a morte e crucificado, como alguns escrevem, em Roma; embora outros, e não sem boas razões, tenham dúvidas a esse respeito. Hegéssipo diz que Nero buscou razões contra Pedro para dá-lhe morte; e que quando o povo percebeu, rogaram-lhe insistentemente que fugisse da cidade. Pedro, ante a insistência deles, foi finalmente persuadido e se dispus a fugir. Porém, chegando até a porta viu o Senhor Cristo acudindo a ele e, adorando-o, lhe disse: "Senhor, aonde vãs?" ao que ele respondeu: "A ser de novo crucificado". Com isto, Pedro, percebendo que se referia a seu próprio sofrimento, voltou à cidade. Jerônimo diz que foi crucificado cabeça para abaixo, com os pés para cima, a petição dele, porque era, disse, indigno de ser crucificado da mesma forma que seu Senhor.

10. PAULO
Também o apóstolo Paulo, que antes se chamava Saulo, após seu enorme trabalho e obra indescritível para promover o Evangelho de Cristo, sofreu também sob esta primeira perseguição sob Nero. Diz Obadias que quando se dispus sua execução, Nero enviou dois de seus cavaleiros, Ferega e Partémio, para que lhe dessem a notícia de que ia ser morto. Ao chegarem a Paulo, que estava instruindo o povo, pediram-lhe que orasse por eles, para que eles acreditassem. Ele disse-lhe que em breve acreditariam e seriam batizados diante de seu sepulcro. Feito isso, os soldados chegaram e o tiraram da cidade para o lugar das execuções, onde, depois de ter orado, deu seu pescoço à espada.

11. JUDAS
Irmão de Tiago, era comumente chamado Tadeu. Foi crucificado em Edessa o 72 d.C.


12. BARTOLOMEU
Predicou em vários países, e tendo traduzido o Evangelho de Mateus na linguajem da Índia, o propalou naquele país. Finalmente foi cruelmente açoitado e logo crucificado pelos agitados idólatras.

13. TOMÉ
Chamado Dídimo, predicou o Evangelho em Partia e na Índia, onde por ter provocado a fúria dos sacerdotes pagãos, foi martirizado, sendo atravessado com uma lança.

14. LUCAS
O evangelista foi autor do Evangelho que leva seu nome. Viajou com Paulo por vários países, e se supõe que foi pendurado de uma oliveira pelos idólatras sacerdotes da Grécia.

15. SIMÃO
Apelidado de zelote, predicou o Evangelho na Mauritânia, África, inclusive na Grã Bretanha, país no qual foi crucificado em 74 d.C.

16. JOÃO
O "discípulo amado" era irmão de Tiago o Maior. As igrejas de Esmirna, Sardes, Pérgamo, Filadélfia, Laodicéia e Tiatira foram fundadas por ele. Foi enviado de Éfeso a Roma, onde se afirma que foi lançado num caldeiro de óleo fervendo. Escapou milagrosamente, sem dano algum. Domiciano desterrou posteriormente na ilha de Patmos, onde escreveu o livro do Apocalipse. Nerva, o sucessor de Domiciano, o libertou. Foi o único apóstolo que escapou de uma morte violenta.

17. BARNABÉ
Era de Chipre, porém de ascendência judia. Supõe-se que sua morte teve lugar por volta do ano 73 d.C.


E apesar de todas estas contínuas perseguições e terríveis castigos, a Igreja crescia diariamente, profundamente arraigada na doutrina dos apóstolos e dos varões apostólicos, e regada abundantemente com o sangue dos santos.