terça-feira, 24 de janeiro de 2012

RELACIONAMENTOS E AMORES QUE NÃO ACONTECEM - primeira parte de quatro

RELACIONAMENTOS E AMORES QUE NÃO ACONTECEM - PARTE I
Por: Carlos Nanes

Talvez o pior de todos os sentimentos seja justamente aquele no qual sonhamos e desejamos tanto que nos esquecemos até de nós mesmos e de que, o curso da história pode mudar. Deixe-me ser claro diante do que escrevo,  no geral, sonhamos com algo que nos faça muito bem, que satisfaça nosso íntimo, nosso status, nossa vida quer seja emocional, física ou financeira. Esses sonhos são tão arraigados e profundos que levam consigo a realidade da possibilidade negativa de não acontecerem. Não sei se você pode me compreender, mas se refletir um pouco sobre essas questões verá que isso é a mais pura e vivida realidade. Quem é que nunca sonhou, planejou, imaginou e até mesmo comprou tudo ou parte de tudo daquilo que os seus sonhos planejaram e de repente foi-se por rio abaixo? E quem é que pelo menos uma vez na sua vida não lutou por alguém ou coisas a qual muitos diziam que isso não era e jamais poderia ser pra você? Acho que todos nós um dia se quer, nos permitimos a isso. Algumas pessoas por se sentirem mais aliviadas relatam suas histórias, comentam sobre os dissabores, sofrimentos e amargo fel que um dia passaram. Esses acasos e descasos geralmente terminam numa relutância quer por sua vontade, ou pela verdade emocional vivida mesmo não querendo, num processo de tristeza, ausência de direção, perca das vontades mais simples  e na inconsciência de que um amanhã ainda deverá existir. Isso é normal, e temos que respeitar o estado de cada um. Se sofremos, choramos e é tão difícil se desprender daquilo que um dia fez parte de nós é porque tal coisa ou pessoa tivera um significado tão extremo que parte da nossa história está ainda ligada ao que se perdera. Esse desligamento só virá com o tempo a superação levará ainda alguns dias, meses ou até anos para que se manifeste e seja percebida pelos os outros e principalmente por você.

Relacionamentos e amores que não acontecem são os mais simples e incríveis fatos onde cada um de nós estamos expostos quer procurando ou não. Não há como fugir disso, quem conseguiu é porque foi realmente agraciado pela mão divina e como o velho ditado conhecido diz: Os dedos da mão não são todos iguais, isso explica o que estou escrevendo, que a minha história e diferente da sua e vise e versa, cada um possui um tipo narrativo de vida. Uns sofrem demais, outros quase não sofrem e outros não sabem nem o que é.

Acho que posso falar com muita propriedade sobre o assunto porque na trajetória marcada das minhas experiências pude viver, sentir e sofrer o suficiente para compartilhar de coisas semelhantes as quais você um dia passou e quem sabe esteja passando. Serei bem sincero nas minhas palavras e no discorrer de todo o texto sobre diversas situações e questões relacionadas a amores e paixões que não acontecem. Também quero deixar claro que nem um nome ou fato que se aproxime demais dos casos reais serão expostos. O meu único desejo é fazer você se enxergar dentro desse círculo de desilusões e tentar fazê-lo ver  que mesmo sendo amargo e difícil os sonhos, um novo recomeço ainda é possível. Subtrair o estado de caos e perda por um novo e singular espetáculo de vida pode ser muito mais prazeroso do que o antigo estado de relacionamento que outrora se vivia.

O apego demasiado a alguém muitas vezes não credencia-se como amor, e sim, a um sentimento egoísta e possessivo levando seja homem ou mulher a enlaçasse no desenfreamento para manter o Ser afeto sob suas rédeas e controle. Traduzindo tudo ao pé da letra isso quer dizer: ...”se não for meu/minha não será de ninguém. É sem dúvida sentimento de controle e possessão e jamais poderá ser visto como genuíno amor. Até porque o amor não se porta com atitudes onde do ser amado é retirada sua vida, suas vontades e sonhos, seu caráter e até mesmo sua personalidade. Não quero dizer  que temos que aceitar os erros constantes e aprovar demasiada falta de senso e postura por parte daquele(a) que amamos mas pelo menos temos que manter um certo equilíbrio sem contanto perder-se no labirinto do descontrole sem noção. Um verdadeiro relacionamento onde existe genuinamente o amor a possessão e o descontrole são deixados de lado. O descompasso do “Eu” é posto em segundo plano e a necessidade é vista não só de um lado, mas de ambos. A tal sentimento de apego exacerbado nos leva a compreender que existe uma possível  sombra de escravidão, e toda e qualquer escravidão leva a rebelião direcionando-se finalmente para uma liberdade de desejar o retorno da sua vida com tudo que se atrela a ela e o exercício comum de respirar.

Um fato muito importante que temos de considerar sempre que nos relacionamos com uma nova pessoa é a possibilidade de que tal envolvimento talvez não se complete da maneira que esperamos que o seja. Não estou ensinando você a ser pessimista, e sim tentando mostrar  certas coisas que muitos não querem enxergar. É mais fácil superar sentimentos que se perdem conscientemente do que ser pego desprotegido pelo acaso ou situação inesperada. Quando esperamos ou pelo menos imaginamos que certa situação, relacionamento ou sentimento não correspondem ao anseio que buscamos; se estivermos preparados para isso, já temos prioritariamente um rumo, uma direção e será mais consciente ao coração e consequentemente menos doloroso para o que se sente. Nos casos onde há incompatibilidades os exemplos são variados, são diferentes no pensar, são diferentes nos gêneros, são diferentes na crença e na espiritualidade, o caminho de ambos na maioria das vezes tendem a ser opostos e os interesses seguem mais ou menos por esse lado. As incompatibilidades na maioria das vezes não irão aparecer logo no início, elas começaram a surgir bem antes da metade do relacionamento e algumas vezes essas mesmas afloram quando já estão casados, em casos como esse ou um ou os dois iniciam-se num processo doloroso, cansativo e muito estressante de se manter vivo o ato conjugal. Um conselho que deixo pra qualquer um que lê esta exposição, é que antes mesmo de se relacionar com uma nova pessoa tente primeiramente conhecê-la bem, procure saber sobre seus costumes, seus hábitos, tente enxergar quem é ele(a) por dentro, faça perguntas sutis sobre seus sonhos, para onde deseja ir, os planos para vida, seus familiares e etc. Um outro teste que funciona muito bem e tenho como infalível é justamente trazer essa pessoa para o seu convívio diário e se permitir ao dela também. É possível sabermos quem são as pessoas no meio de quem elas vivem, a capacidade de observação e estudo se aguça em quase 70%. Isso tudo se dá ao fato de que ninguém consegue manter-se por muito tempo sob uma capa ou máscara, e que no meio dos seus todos se mostram quem realmente são e quando não é assim, os que o rodeiam prontamente manifestam quem ele ou ela é. Acredite, o processo pode ser lento e muito chato mais indubitavelmente funciona e poupa muita gente de dissabores.  Prender alguém ao seu território só irá trazer mais cedo ou mais tarde desconforto, desconfiança e com máxima certeza  afirmo o campo de tal casal será tido como minado, perigoso e altamente explosivo. Como já falei anteriormente conhecer e entender o universo do ser amado é sem sombra de dúvida ponto de partida para o início ou não de um possível relacionamento. Quando me refiro a conhecer estou dizendo de verdade conhecer, mesmo sabendo que isso leva tempo. Se você vive ou algum dia viveu algo assim já deve está percebendo que o final dessa história nada mais se correlata a não ser a separação.

Manter as emoções em rédeas exige um leque de fatores relacionados a experiências e maturidade conquistadas com os aclives e declives da vida. Não é fácil nem tão pouco simples requer de nós paciência, auto controle  e fixamente um alvo para acertar. Sem essas coisas acredito ser impossível manter-se firme em seu posto. Não estou expondo um manual de como devemos fazer ou deixar de fazer, apenas estou deixando fatos, relações e conclusões que sabemos sim, mas as mesmas são esquecidas na hora H. As emoções trazem felicidade e ao mesmo tempo tende a dissabores e devem fazer parte do cotidiano tradicional ou inesperado de cada um de nós. No fundo no fundo ninguém se conhece realmente, as reações são na maioria das vezes  surpresas para aqueles que estão ao nosso redor e principalmente para nós. Quando pensamos que vai acontecer não acontece, e quando temos a certeza que não,  o enredo muda completamente fazendo-nos mudar o caminho ou procurar uma nova saída, estou me referindo a tudo principalmente a coisas do coração e a integridade. Vou citar um exemplo pratico de reações não reconhecidas  uma garota loucamente apaixonada pelo seu namorado diz sempre a ele que jamais cometa o erro de trai-la ou engana-la com mentiras, porque num dia que ela souber que tais coisas aconteceram nunca mais irá olhar em seus olhos, nunca mais e em hipótese alguma dará um voto de confiança ao mesmo e todo sonho apaixonado que os dois vivera irá de uma vez por todas ter fim. Isso soa como um aviso de medo insegurança e precaução.É de certa forma normal que algumas pessoas digam isso sejam elas homem ou mulher até porque vivemos num tempo de tanta mentira, engano e traições que a mente chacoalhada por essa balburdia negativa de desvalorização dos princípios mais simples da ética humana tenha-se o receio e o medo de ser traído ou traída.
Então, num certo dia quando tudo parece muito bem e favorável o que estava oculto vem a revelar-se, aquilo que mais se temia torna-se real repugnantemente desagradável e vergonhoso,  a garota indubitavelmente apaixonada é pega de surpresa por uma indagação de uma de suas amigas que por um acaso do nada reconhece seu namorado por meu de uma foto mostrada pela própria namorada numa dessas redes sociais. A conversa entre as duas segue:

...Ei menina, eu conheço teu namorado...!!!
A namorada diz com tom de espanto e receio: De onde amiga?!  
A amiga: Há... de uma festinha que houve perto da minha casa.
A namorada: Festinha??? Quando foi essa festinha???
A amiga responde: Uns dias ou meses atrás, foi legal conheci ele lá, inclusive ele...
A namorada indaga: Ele o quê?
A amiga diz: Nada de mais besteira somente...
A namorada indaga mais uma vez: Ele ficou com alguém???
A amiga responde: Ele ficou com uma colega minha havia já algum tempo que rolava um clima entre  eles e nessa festa de aniversário os dois resolveram ficar, e ficaram toda à noite...
A namorada meu tremula e já excitada desconfortavelmente pergunta: Quantos meses mais ou menos???
A amiga sabendo do fez o que disse tenta amenizar a situação e diz: Amiga deixa isso pra lá, o que aconteceu foi a meses atrás e não tem mais nada a haver.
A namorada insisti: Amiga por favor não me esconda nada não minta pra mim quantos meses faz que ele ficou com essa garota???
A amiga sem ter mais como se sair da situação abre o jogo dizendo: A pelo menos dois meses atrás que eles ficaram e depois daquele dia alguns dizem que ficaram novamente e que ela está apaixonada por ele, as pessoas e ela sabem que ele tem uma namorada.

O desfecho dessa pequena história termina da seguinte forma, a namorada sabendo de tudo que acontecera convida o namorado para um dialogo o mesmo tenta encobrir o ato desmentindo toda versão, depois de ser pressionado e até quase forçado a verdade, conta tudo como acontecera deixando bem claro que o mesmo é sim o culpado pelas ações e vexame. A conversa entre os dois demora, ele por varias vezes chorando perde perdão e assevera que tal erro jamais se dará novamente e que promete mudar tendo apenas olhos e desejo por sua namorada e que seria capaz de qualquer coisa pelo perdão e restituição do seu relacionamento implora uma vez mais: “Por favor me perdoa...” essas são suas últimas palavras.

Olhando fixamente nos olhos dele ela pergunta se toda aquela sena era real ou apenas um teatro barato, o rapaz condizente ressalta que é a mais pura e genuína verdade é que precisa do seu perdão. Então, prontamente a mesma o perdoa-o, garantindo a ele a oportunidade de refazer e a ela a oportunidade de ainda está ao seu lado. Casos reais e reações não reconhecidas isso acontece frequentemente.

Talvez você esteja dizendo que essa garota seja uma tola e sem juízo, mas já vi muita gente engolindo o que disse que faria e voltando a rever palavras e ações que pareciam ser tão firmes e decididas. Vi gente pedindo perdão por coisas medonhas e pequenas, vi gente se desdobrando e descendo do pedestal pelo ser amado e vi gente orgulhosa insubmissa e audaz reconhecer seu erro chorando e implorando perdão e mais uma chance. Acredite de verdade, nós não nos conhecemos como somos realmente a situação ‘muitas vezes’ é que faz o nosso verdadeiro ser aparecer!

Há ainda outras situações que são  contrarias a essa  que acabei de escrever onde parece que a mesma ou o mesmo são capazes de perdoar ou relevar o problema mais na verdade aplicam a máxima pena ao erro que no caso seria a total separação evitando-se o mínimo de contato com o que se foi. Também temos um caso de separação que se dar não de imediato mais gradativamente muito lento, descompassado e cansativo é justamente aquele onde há o perdão mais a confiança e a vida natural que se tinha já não existe mais. Sobre isso há muito a se tratar mas acho melhor falar depois.

Essa foi a primeira exposição sobre RELACIONAMENTOS E AMORES QUE NÃO ACONTECEM
Em breve estarei postando a segunda de quatro partes sobre o assunto. 
Você pode deixar seu comentário, sua crítica e suas sugestões logo abaixo clicando na palavra comentários que está grifada de verde.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

De Volta ao meu Blog e outras coisas...

De volta ao meu Blog depois de 15 dias distante do meu dia a dia estou ansioso e cheio de coisas pra escrever e compartilhar. Estive pensando por duas semanas que mesmo que alguns não deem valor ou simplesmente ignorem  o que escrevo  não vou parar, sempre tive desejo de deixar alguma coisa de valor e sei na verdade  que quando nos empenhamos para algum fim, mais cedo ou mais tarde seremos reconhecidos. Apesar de não ter divulgado o Blog como deveria e nem ter colocado ferramentas que o torne conhecido já rolou bons comentários sobre o mesmo, isso é um bom sinal! Agradeço a todos pelo Feedback 


SHERLOCK HOLMES - O Jogo de Sombras
http://sherlockholmes2.warnerbros.com/app#


Hoje 23/01/2012 vou ao cinema com uma garota incrível e cibernética a companhia dela me faz bem e temos pequenas histórias que se cruzam fazendo cada um de nós ter a sensação que algo a mais pode acontecer e que os nossos destinos quem sabe Deus seja apenas um. O que é improvável pode se tornar real. Espero não cair do cavalo nem ser subtraído de emoções...

Falando sério, agora estou em dúvida sobre os filmes mas acho que essas duas opções sejam boas. A primeira: SHERLOCK HOLMES O JOGO DAS SOMBRAS, e a segunda IMORTAIS um filme épico.
Vamos ler o que diz sobre os mesmos e quem vai sair ganhando no dia de hoje.    Shopping Boa Vista ou Shopping Boa Viagem um desses dois deverá sediar nossa breve diversão.


COMENTÁRIO E SINÓPSE

Para um personagem secular, Sherlock Holmes  está bem na moda. Além desta franquia de filmes estrelada por Robert Downey Jr. e que traz Jude Law como Watson, a criação de Sir Arthur Conan Doyle (1859-1930) também está na TV, com uma série da BBC que o coloca resolvendo crimes nos dias de hoje, além da sua versão médica chamada House. E como toda pessoa inteligente - e nós sabemos como ele é acima da média - Sherlock Holmes aprende com os seus erros.


Neste segundo filme dirigido por Guy Ritchie, toda a ação exagerada do terceiro ato é dissolvida em várias outras boas sequências, dando ao cérebro (nosso e do personagem) mais espaço para trabalhar. Não me entenda mal, a história continua cheia de aventuras, perseguições e pancadaria, mas tudo isso aparece agora envelopado em uma trama mais atraente para quem sempre gostou das investigações conduzidas pelo teimoso, egocêntrico e genial personagem. Muito disso graças ao vilão escolhido, o grande arqui-inimigo de Sherlock, Moryarty. O personagem já havia aparecido nas sombras durante o primeiro filme, mas agora finalmente mostra sua cara.
Especulava-se durante o primeiro filme que Moriarty poderia ser interpretado por Brad Pitt, que havia feitoSnatch com Ritchie, mas não dá para reclamar da performance do escolhido Jared Harris (Mad Men). Falta-lhe o carisma do marido da Angelina Jolie, mas tudo bem, afinal ele é o vilão, e Harris dá ao personagem a astúcia necessária para alguém que se acha acima da média e trava uma poderosa batalha com Sherlock. O embate derradeiro entre os dois - ao lado de um tabuleiro de xadrez - é uma das melhores cenas da franquia até agora, pois dá uma nova utilização a um efeito que já começava a ficar enfadonho, de tanto que havia sido utilizado.
Outra cena que chama muita atenção é a fuga pela floresta. Para filmá-la, o cineasta utilizou a câmera Phanton, que grava até mil quadros por segundo (uma câmera normal faz 24). Correndo com ela através das árvores, vemos a potência dos disparos feitos contra nossos heróis, que passam em altíssima velocidade destruindo tudo ao seu redor. É o arsenal que Moriarty quer espalhar pela Europa, plano que Sherlock vai desvendando aos poucos.


A trama é uma versão macro do que se vê no livro O Problema Final (1893), em que o detetive começa a suspeitar que uma série de roubos não poderia ser mero acaso e que alguém maior por trás de todos eles. Em O Jogo de Sombras (Sherlock Holmes - The Game of Shadows), tudo isso é expandido para muito além de Londres, levando o investigador e seu parceiro Dr. Watson à França, Alemanha e Suíça, para tentar deter Moriarty e a primeira Guerra Mundial. A cada novo cenário são mostrados o desenvolvimento presente no fim do século 19, como a construção do metrô de Londres e a basílica da Sacré-Coeur, em Paris.


Além de Watson, que agora está casado com Mary (Kelly Reilly), Sherlock utiliza também a ajuda de seu irmão, o não menos excêntrito Mycroft (Stephen Fry) e a cigana Simza (Noomi Rapace). Aliás, as cenas de ação em que a atriz sueca aparece são pontuadas por uma empolgante trilha sonora composta por Hans Zimmer (Batman - O Cavaleiro das Trevas), que mais uma vez utiliza violinos. Falta à Simza, porém, algo para ganhar o público. Os roteiristas acertaram ao não colocá-la para substituir Irene Adler (Rachel McAdams) como interesse romântico de Sherlock, mas sem este elemento, lhe falou algo que fizesse o público se interessar mais pela personagem. 

Com mais acertos do que erros, Sherlock Holmes - O Jogo de Sombras consegue superar o primeiro filme, mantendo o personagem divertido o suficiente para um cada vez mais elementar terceiro filme.

Essa seria a minha primeira opção acho que deve ser um filme muito bom e cheio de aventuras.

Fonte: CINEPOP
IMORTAIS
http://www.imortaisofilme.com.br/

COMENTÁRIO E SINÓPSE

Quando Tróia falhou em 2004 em tornar-se o filme que o estúdio desejava, fazendo US$ 490 milhões no mundo a partir de orçamento de US$ 175 milhões (esperava-se muito mais), analistas acharam que se tratava do fim dos épicos gregos. O gênero havia se tornado caro demais. Três anos depois, porém, com 300, o cineasta Zack Snyder mostrou que dava para realizar um filme baseado em histórias da antiguidade, com legiões engalfinhadas em combate e criaturas fantásticas, por muito menos. Com US$ 65 milhões, o filme gerou US$ 470 milhões, um sucesso que colocou no mapa a dupla de produtoresGianni Nunnari Mark Canton.
Rapidamente, comentou-se que o novo formato - o uso maciço de computação gráfica nos cenários e estilização dos gráficos - seria a saída para os épicos. Não foi. Nunnari e Canton não conseguiram emplacar mais nada depois de 300, apesar das diversas ameaças de retorno de um dos gêneros históricamente mais populares do cinema. Quatro anos se passaram até que um novo projeto nessa mesma linha estreasse, pelas suas mãos. Imortais(Immortals, 2011), dirigido por Tarsem Singh, porém, sofre com as comparações a 300.
Os dois filmes dividem o apreço aos clichês do gênero, claro, além de uma ou outra cena de câmera lenta que parece ter sido imposição dos produtores. Singh, porém, é muito mais atento aos detalhes que Snyder - ainda que menos dotado daquela empolgação "de macho". O diretor indiano floreia seu filme com belos figurinos, exageradíssimos, com adereços de cabeça de fazer inveja a carnavalesco carioca, e situa tudo isso em ambientes exóticos, que misturam o gosto pela arquitetura e pela decoração inusitadas. Os adornos têm uma funcionalidade sádica, algo que já fora notado em A Cela, que vale a visita... cada canto do filme, especialmente os que dizem respeito ao Rei Hipérion (Mickey Rourke, à vontade entre torturadores, frutas e escravas), é repleto de pequenas histórias visuais. O touro dourado, por exemplo, nem precisava ser aberto para ser compreendido.
 cenários e estilização dos gráficos - seria a saída para os épicos. Não foi. Nunnari e Canton não conseguiram emplacar mais nada depois de 300, apesar das diversas ameaças de retorno de um dos gêneros históricamente mais populares do cinema. Quatro anos se passaram até que um novo projeto nessa mesma linha estreasse, pelas suas mãos. Imortais(Immortals, 2011), dirigido por Tarsem Singh, porém, sofre com as comparações a 300.



Dramaticamente, porém, Imortais é bastante superficial. Pega pedaços da mitologia grega e os distorce, de maneira sisuda demais, para contar a história de Teseu (Henry Cavill), um bastardo que precisa tornar-se um líder, auxiliado por uma sacerdotisa do oráculo (Freida Pinto), para repelir um exército invasor. As forças do Rei Hipérion, em busca do mítico Arco de Épiro, pretendem vingar-se dos deuses, libertando a raça dos Titãs e deflagrando a guerra entre os imortais do título.

Cavill não segura a reponsabilidade e parece pouco entregue ao papel, seu primeiro de destaque no cinema depois de uma ótima participação na série The Tudors. O protagonista simplesmente não convence como o pobretão que sofre preconceito (inspirada no problema de castas da Índia; essa é a maior deturpação do mito, em que Teseu era príncipe) e que se torna um guerreiro carismático da noite para o dia. O elenco de apoio também não ajuda. Stephen Dorff salva-se como pode, Frieda faz adorável cara de preocupada e John Hurt (Hellboy) atua no automático, mas o núcleo de deuses-cool é o mais difícil de assistir. Isabel Lucas (Transformers 2), Kellan Lutz (Crepúsculo), Luke Evans (Fúria de Titãs) Peter Stebbins parecem mais posando para o calendário "Olimpo 2012" do que efetivamente gerando algum drama lá no alto do monte.

Fonte: Érico Borgo
29 de Dezembro 2011 

Essa são as duas opções você também pode assistir um desses filmes e depois fazer sua própria crítica deixando-a aqui no Blog.

Grande Abraço!

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

15 dias fora !!!

Olá para aqueles que entrarem neste blog ! 

Dos dias 04 à 22 de Janeiro estarei ausente deste blog por motivos de viagem em um trabalho muito antigo e prazeroso que faço desde 1993. É um trabalho de certa forma missionário onde ensinamos crianças, adolescentes e jovens  a Palavra de Deus e temas como educação, ética, respeito e patriotismo. Os pais e outros familiares destes acampantes agradecem o esforço e o empenho que essa equipe realiza por 10 dias e nos ficamos muito felizes por tudo o que vemos e pelas realizações que acontecem ao nosso redor.

Em breve estarei postando um assunto que acredito que muita gente vai gosta, "Relacionamentos e Amores que não acontecem", todo mundo já vivenciou ou ainda vai vivenciar tal coisa e pode ter certeza você vai conseguir se enxergar no meio das várias linhas desta postagem.

Feliz 2012 Sucesso e nova mentalidade pra todos !!!

Carlos Nanes

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Boas Festas de Michelline Cavalcante

Tomei a liberdade de lhe enviar um email, já que só nos falamos de longe, para desejá-lo um 2012 recheado de conquistas, sejam elas pessoais e/ou profissionais.
Que o que foi vivido em 2011 lhe sirva de aprendizado e crescimento (olha ai a palavra que rejerá 2012 *risos*) e que os frutos sejam colhidos no decorrer deste que começa a caminhar!
Que as decepções tenham trazido consigo, além das mágoas e tristezas, a força para erguer a cabeça e começar tudo de novo, novamente!
Que as calunias e difamações sofridas tenham servido de impulso para um salto tão alto que mostre aos caluniadores e difamadores o tamanho de sua grandeza e que o mal que ousaram plantar não vingou, raiz seca morre, ou seja, uma inverdade jamais conseguirá forças para perdurar...
Percebi pelo texto escrito em seu blog e um pouquinho que conversamos pelo face que esse assunto lhe deixa bastante chateado, mas penso que não deves dá tanta importancia para as inverdades proferidas ao seu respeito. Apesar de termos trocado apenas meia duzia de palavras, percebo que vc  é de um carisma impar e isso por vezes incomodam certos tipos de pessoas. Portanto querido, ignore o passado e reescreva o seu futuro, mantendo-se longe de pessoas que te puxam pra baixo.
E por fim e o mais importante,  que DEUS ande com vc nos 364 dias que ainda estão por vir, mas que ele ande à Frente de tudo o que fizeres, planejares, almejares...DEUS sempre no controle de TUDO em sua preciosa vida!
 
Sinta o meu abraço Forte!!!!

Michelline Cavalcante

sábado, 31 de dezembro de 2011

The Gospel Black Music - Simplesmente Único

_______________________________________________
Este artigo apresenta e ilustra o surgimento do Gospel. Hoje a música Gospel engloba várias influências. Mesmo com diferenças entre estilos de Gospel, a essência e a intenção devem permanecer a mesma. Apesar da Origem Norte Americana, há diversos aspectos na historia da música Gospel semelhantes com a música do Brasil. A Cultura Brasileira teve diferentes rumos, porém constam de mesma origem e formas. A religião empregada desde a colonização do Brasil. 

A Predominância da Igreja Católica era maior devido aos colonos Portugueses e Espanhóis. Foi eficaz na disseminação da cultura escrava e nativa, talvez pela experiência mais antiga na conquista de outros territórios. Interessante observar que outras religiões européias, como a Católica, acabaram ajustando seus ritos e formas de pregação – principalmente na música e na participação da congregação - com base na revolução que a Igreja Gospel Americana conquistou, com muita luta, na primeira metade do século XX. A palavra Gospel em resumo significa: “Boas Noticias”. O Gospel é mencionado no Novo e Velho Testamento. Apesar de simples, tem significado profundo; são os anúncios que Deus nos proporciona para seguirmos nosso caminho através da fé e sabedoria divina. “O remédio de Deus” entre outros significados. Muitas outras interpretações podem ser formuladas dentro do conceito de “Boa Notícia”. Fato de discussão entre os pastores até hoje. Em exemplo da complexidade da palavra está a afirmação do Diácono Whrite a respeito: “Jesus era uma boa noticia ao mesmo tempo em que ela a trazia para os que necessitavam”. 
A Música Gospel que conhecemos hoje é uma forma de música com profundas raízes na tradição dos escravos Afro-Americanos assim como nas músicas Africanas tradicionais. Suas fundações vieram dentro de um enorme choque cultural que, de uma maneira sofrida porem criativa, agregou a cultura Africana com as tradições Européias. Os escravos e as Origens do Gospel.


O intenso tráfico de escravos que povoou o continente Americano, não trouxe apenas mão-de-obra; também trouxe uma nova e rica cultura, que veio moldar a sociedade e a historia da América, resultando, dentre outros aspectos, diversas formas de música como o jazz, Blues e o Gospel. Os escravos vinham de diversas partes da África, especialmente de três áreas: A primeira, era a Costa do Marfim, ocupados hoje pelo Senegal, Guiné e etc. Esta área era fortemente influenciada pela região islâmica. Musicalmente caracterizada pela presença de longas linhas melódicas, cantos ornamentados e instrumentos de corda. A segunda área era a floresta tropical; região hoje dos paises Ganza e Nigéria. Esta trouxe ritmos complexos e instrumentos grandes de percussão. A terceira é o Congo, região da Angola, que é caracterizada pela música vocal polifônica separada em solista e grupo vocal.


Os Spirituals
Partituras Originais do Spirituals Deep River-1915


Quanto mais catequizados eles eram, mais religiosa eram suas músicas. As “canções de trabalho” originaram os Spirituals. Tinham o mesmo aspecto, porém com conteúdo bíblico. As mensagens Cristãs assim como passagens da Bíblia mostravam grande semelhança com a vida dos escravos. Eles se identificavam com passagens como a de Moisés e o povo de Israel. Assim como outros ensinamentos da Bíblia, a libertação do Povo para a terra prometida por Deus inspirava os escravos e suas canções. Em exemplo esta a canção Deep River, que mostra como os escravos oprimidos sonhavam com uma vida melhor:

"Deep river, my home is over Jordan, Deep river, Lord, I want to cross over into campground, Oh, don’t you want to go to that gospel feast, That promised land where all is peace? O don’t you want to go to that Promised Land where all is peace?"

“Rio profundo, minha casa esta alem do Jordão. Rio profundo, Senhor, Quer atravessar os campos, Oh, você não quer ir para aquele paraíso? Aquela terra prometida onde tudo é paz?”

Cada um destes componentes trazia mais do que música. Dança, canto e dramatização eram parte na cultura e crenças Africanas. Lá havia uma música apropriada para cada momento das atividades tanto em sociedade quanto individual. Uma das formas mais importantes eram os Ritmos. O uso da percussão era também uma forma de comunicação entre diferentes vilarejos e usada em performances ritualísticas de celebração junto da dança e do canto.  A música Africana é caracterizada por complexos póli-rítmos (dois ou mais ritmos diferentes, quando sobrepostos criam uma única batida musical) com uma batida forte.
                                                                                       
Alguns Spirituals eram criados durante o trabalho nos campos, outros durante os trabalhos serviçais ou à noite após o árduo dia de trabalho quando os escravos se encontravam. Centenas de escravos se juntavam à noite durante estes encontros para ouvir as pregações da palavra de Deus. Algumas vezes um pastor negro viajava espalhando a palavra entre os escravos.


Os cultos eram diferentes dos tradicionais cultos dos brancos naquela época. A congregação era barulhenta, ativa, e ficava todo tempo respondendo aos comentários do pastor com “Amem, Sim Isso Mesmo, Certamente, Rezai-vos, Sim Senhor!” Etc. O pastor dava o sermão de uma forma rítmica e exaltada. Quanto mais empolgados eram os comentários, mais inspirado ficava o sermão. Eventualmente o pastor ou algum membro da congregação começava a cantar palavras do sermão ou versos da Bíblia. Instantaneamente outros membros da congregação se emocionavam e se envolviam. Logo todos estavam cantando e dançando.

Diferente da música ocidental que é dividida em compassos rítmicos, esta segue um sistema aonde os ritmos vão sendo improvisados e alterados. O conjunto destas características musicais provia bases para a criação de Coro e acompanhamento, conceito de cantor Solista e o estilo cativante, dançante e empolgante incorporadas na música Gospel. Um forte exemplo está numas das principais características da música africana onde se encontrava um improviso melódico e textual entre o coro e o solista. O solista canta uma frase que é repetida ou respondida pelo grupo; freqüentemente o grupo era apoiado por comentários em voz alta vindos da audiência.


Com o tempo muitos donos de escravos perceberam que eles trabalhavam melhor se os deixassem cantar durante suas atividades, e acabaram permitindo sua música.
Estas canções -chamadas de “canções de trabalho” serviam inicialmente para aliviar o sofrimento causado pelo árduo trabalho sob o sol castigante, abusos, descriminação e toda a forma de opressão da sociedade. Conforme o tempo foi passando os escravos foram sendo cada vez mais integrados ao novo mundo. 
Como resultado do choque cultural, eles começaram a mesclar suas heranças musicais africanas com suas novas influências Européias. Esta mistura mudaria mais tarde o cenário musical no mundo. A religião Cristã, a Língua inglesa e a tradição da igreja Anglo-Saxônica formaram um novo tipo de crença e esperança.
                     
                 



O Surgimento da Música Gospel
A base do tradicional Gospel Americano veio dos Spirituals, que descendia diretamente do formato Africano de pergunta e resposta entre o solista e a congregação. Musicalmente, os Spirituals misturaram os hinos ocidentais e as raízes musicais da África.  Estas influências se transformaram em um rico pote de possibilidades musicais. Basicamente, os escravos improvisavam entre os antigos hinos mudando as canções de acordo com suas necessidades e propósitos. Criavam novas e diferentes canções sobre os antigos hinos clássicos.







Musicians Take Notes - WOD PRAISE BREAK
A tradição da adoração da música continuava, os significados do contexto bíblicos iam cada vez mais além da música. Conforme as palavras de um pastor negro da igreja pentecostal: “As palavras podem ser relevantes. A congregação quer ouvir coisas relacionadas com as situações da vida real. Eles querem adorar o que é vibrante e entusiasmável. Se uma igreja conseguir dar sua mensagem, sua música, seus princípios; as pessoas responderão”.

Por um longo período os Spirituals foram considerados pelos brancos como “Inúteis canções de Negros”. A cultura Afro-Americana tinha pouca atenção. Com a abolição da escravatura em 1865, os negros tiveram melhores condições para praticar suas religiões e conseqüentemente sua música.


Kirk Franklin ( Live, 2006 Steve Wonder AEOS ) 
Now that I´ve Changed
http://www.youtube.com/watch?v=MIOWObHyg4w&feature=related

Sermões eram pregados em grandes encontros nas imediações das novas cidades da América do Norte. As comunidades negras pentecostais das Igrejas se multiplicavam. No começo do século XX, com o aumento do número de igrejas negras no sul da América do Norte, os escravos levaram suas músicas e Spirituals enchendo-as com inspirados Ritos. Ao lado das instituições nacionais organizadas, os guetos de negros tinham igrejas independentes como Atlanta's Highway e Hedges Fire Baptized ou Chicago's Widow's Mite Holiness. A igreja negra se tornou escola de música, formando talentosos músicos e levado o desenvolvimento da música Americana um passo adiante. O que conhecemos hoje como MÚSICA GOSPEL surgiu com os Spirituals praticados dentro igreja negra.


Hoje a música gospel e ouvida, cantada e respeitada no mundo inteiro, a luta daqueles que incessantemente buscaram a liberdade de expressar suas alegrias, festas e cultos nos dias que passaram e nos atuais, são relembradas e ainda conservam-se as mesmas ou até melhores tradições, gênero e espontanedade do seu ínicio

ASSISTA AGORA A OUTROS VÍDEOS DO GOSPEL BLACK MUSIC:
http://www.youtube.com/watch?v=rwUXYw8KG6o
http://www.youtube.com/watch?v=UbI_vNdwRFA
http://www.youtube.com/watch?v=nVjltuGGH9s&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=ryKP2HCDi_Y
http://www.youtube.com/watch?v=XYtDsxwgmRw
http://www.youtube.com/watch?v=PudMKdFiEZU

OBSERVAÇÕES
A Primeira ilustração colorida trata da escolha dos escravos, Jacques Bnoit, 1839;
A Segunda ilustração trata de uma capa de partitura da pregação aos domingos;
A Terceira diz respeito a uma conversão nos campos de arroz, de 1865;
A Quarta remonta os encontros e sermões, 1849.

Por: Carlos Nanes

Fonte:

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

A Cidade da Copa 2014 e depois da festa, o que vai mudar?

Desde pequeno que sou fascinado por minha cidade e por toda a história que se abriga nos seus cantos e recantos. A cultura do meu povo e única e excepcional, nossos costumes e folclore são reconhecidos e respeitados no mundo inteiro, nossa música e seus sons representativos, nada mais são que uma leitura auditiva perfeitamente intrínseca na história de um passado que por alguns momentos, permanece vivo e firme mesmo em meio a tanta modificação futurista do mercado.

Tais modificações para historiadores e conservadores do patrimônio histórico podem causar medo, desconforto e aversão. Despadronizar casas, prédios, ruas locais que possuem importância para a imagem de uma cidade ou região constituem não o presumido desenvolvimento, e sim, a falta de respeito e a irresponsabilidade dos manipuladores e governadores de tal região. É a mesma coisa que pegar um livro sobre a história do Brasil e rasgar suas folhas apagando de uma vez por todas a oportunidade de outros saberem. Mesmo sabendo que a cidade da copa não irá afetar tais patrimônios, mas acho que não só eu mais muitas pessoas fazem uma mesma pergunta sobre o benefício que tal realização trará ao povo recifense ou quais os desgostos iram se descortinar após toda essa festa.

É lógico que o meu desejo em ver minha cidade com tudo o que ela pode ser e oferecer crescendo e tornando-se relevante para os nossos estados vizinhos, e até mesmo para o mundo é sem dúvida de extrema importância e interesse. O motivo de escrever sobre tal assunto é simplesmente porque mesmo sendo culturalmente e historicamente tão rica e diversificada nos seus textos e contextos muita gente lá fora conserva e expõe um preconceito sórdido, fútil e criminoso contra a cidade do Recife e sua gente nordestina, diga-se que ainda hoje em pleno século XXI. Porém, o que é bem engraçado nesses discriminadores é o fato de que mesmo menosprezando o meu estado e cidade essas mesmas pessoas quer sejam obrigadas por sua profissão ou por uma falsa gentileza, ou até mesmo porque as tais reconhecem o devido valor que tamanho patrimônio e acervo cultural possuem ao Brasil, elas tendem a se dobrar e reconhecer engolindo seco o devido valor que Pernambuco e Recife ostentam devido não só a sua história mais também pelas festas que aqui são realizadas, onde gente do pais e do mundo inteiro agregam-se somando a um imenso mar de pessoas. 

Sou um questionador sobre construções, além de ser estudante de arquitetura e urbanismo sou cidadão e tenho senso de opinião, penso como já falei que devemos sim crescer e se desenvolver isso trará um retorno econômico não só ao estado e  cidade mais principalmente, pelo menos espero isso, um retorno financeiro as famílias de classes mais baixas, um suporte ainda que provisório aos mais carentes e fragilizados e novas oportunidades de emprego para muitos que estavam aguardando a sua vez numa fila de espera. A cidade da copa é o vídeo que está a disposição sua agora, o projeto a meu ver parece ser magnífico ainda que para alguns a escolha do lugar não tenha sido correta devido ao estudo do mesmo, porém creio que arquitetos e engenheiros contratados para sumo ofício tenham pelo menos o cerne da responsabilidade. Então pra encerrar todo o meu comentário gostaria de deixar uma pergunta no ar, a mesma com toda certeza é bem cabível ao assunto... Após a copa de 2014 o que vai ser, como ficará e qual imagem será repercutida pelo mundo a fora, de tamanho empreendimento financeiro realizado ??? 

Por: Carlos Nanes

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011



GROOVEDOW 0.64


O GrooveDown permite buscar e baixar músicas da internet facilmente. Guarde tudo o que você escuta no Grooveshark com um só clique.
baixe as músicas que escutamos na rádio usando esse programa além de muito leve e bem seguro dando a possibilidade de baixar até os albuns. Como GrooveDown você baixa músicas do Grooveshark para o computador e o celular.
Instale grátis o GrooveDown e comece o download. Busque as músicas favoritas na aba “Search” e baixe até 60 arquivos ao mesmo tempo.O GrooveDown é muito fácil de usar e oferece milhares de canções e artistas. Ótimo para completar sua coletânea de músicas favoritas.
Caso você tenha dúvidas de como baixar suas canções é só escrever um comentário que terei o prazer em responder. 

Faça agora o seu download com segurança e sem vírus através dos links acima.        

ATUBE CATHER

A alternativa definitiva para download de vídeos da internet chegou e pulverizou a concorrência. O aTube Catcher baixa vídeos de dezenas de páginas e ainda pode convertê-los para diferentes formatos logo após o download.
Ele também faz as vezes de um editor, baixando vários vídeos e juntando todos em um único arquivo. O programa é ainda um conversor para os vídeos que você já tem. Ou seja, uma excelente ferramenta para quem quer aumentar e organizar sua coleção de vídeos. YouTube, Stage6, MySpace, Dailymotion, Megavideo, Google Video, Metacafe, iFilm, Yahoo! Vimeo, esses são apenas alguns exemplos de todos os sites com os quais o aTube Catcher é compatível. 
Para ver a lista completa, clique neste link. Você baixa, salva o arquivo em seu computador ou no seu celular, player, ou videogame portátil.

Baixe agora o Atube Catcher seguro e sem vírus.

Caso você tenha dúvidas de como baixar seus vídeos é só escrever um comentário que terei o prazer em responder.