segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Acusações, Fofocas, Calúnias e tudo o que se possa fazer


Gostaria de fazer uma simples perguntar a quem estiver lendo: Será que em algum dia você foi vítima de algum disse me disse por parte de alguém ou de alguns? Será que em alguma ocasião suas atitudes ou ações foram mal interpretadas a ponto de se ouvir falatórios ao seu respeito e questionamentos sobre sua índole? Acredito que todo mundo um dia já passou e quem sabe até, ainda passe ou com toda certeza se não passou se prepare pra passar.

Pois é, eu você e tantos quantos já sofreram sabemos muito bem até que ponto chega a língua do povo. É triste e depreciativo a atitude de pessoas que se jugam tão corretas, tão perfeitas e tão certinhas fazerem com que de forma tão baixa e egoísta muitos tropecem sem nunca terem tropeçado, errar quando na verdade não erraram e fazer ou dizer coisas as quais nunca fizeram ou disseram. Esse é o mundo em que vivemos onde muitos querem saber de você não porque se preocupam com o seu dia a dia, com seu estado com sua vida, mas porque querem comentar no meio dos seus iguais sobre você, eles querem fofocar sobre o que faz ou deixou de fazer. Eles querem chacotear e rir do fracasso, da tristeza, das improbabilidades que possam acontecer no seu caminho, das perdas ou não realizações. Estou escrevendo isso porque fui vítima de tudo o que se está sendo postando aqui e sabe o que me deixa mais intolerante nesse lixo todo? é justamente no meio do povo que se diz CRENTE onde encontramos a maior incidência de coisas como essas e outras piores.

Os santões ou santas querem saber tudo da sua vida pessoal, fazem um sabatina de perguntas e nessas perguntas adentram e vasculham tudo sobre você, o que faz, o que deixou de fazer, se namora ou não, se tem algo a mais a dar ou se é simples no que se refere a questões financeiras é tanta pergunta que parece que vamos entrar num mundo fora desse mundo. Vocês saberiam me dizer qual o pretexto usado para essa sabatina? ...’’queremos orar por você querido, queremos ver você bem, feliz, estamos realmente preocupados com sua situação, queremos ajudá-lo”...  em fim,  é muita bondade, amor e zelo. Não é? 

E o que pode ser pior que isso que vou citar agora, ser acusado porque fulano e fulana dissera algo sobre você quando na verdade esses fulanos(as), nada mais são que os cabuetas da mentira, do falso testemunho, da fofoca e da pura safadeza. Ser forçado contra a parede a afirmar coisas que não são prováveis e até ser penalizado por algo que não se fez. Onde estão as provas? Quem mais ouviu ou presenciou tal fato? E as evidências são realmente fiéis? Não, não se busca tais coisas porque é mais fácil impor a vontade imunda de acusar, difamar e asseverar o erro ou não do outro, sem se quer conceder-lhe uma segunda oportunidade para que o mesmo possa se recompor, firmasse e mostrar que o que disseram era na verdade a mais pura injustiça.

É o exemplo de evangelho mais desqualificado e sujo que se possa nomear nos nossos dias. Gente dessa qualidade merece nossa compaixão. Grupos que praticam tais coisas devem ser postos ao descaso e evitados ao máximo que pudermos. Agora, queria citar aquelas pessoas que não estão nesse meio, gente séria, descente e que realmente teme a Deus. Pessoas que quando te perguntam algo querem orar de verdade por você e rogam a Deus por sua vida e felicidade. A esses sim, nosso respeito, honra e afago devem ser direcionados, são genuinamente filhos de Deus e igreja que persevera em favor dos santos e não contra os santos. Cabe a cada um de nós discernirmos a cada dia quem são os bons e os vilões. Isso é muito fácil de se saber, convivendo com eles e ouvindo-os saberemos que qualidade de espírito procede tal pessoa, se ela fala mal de outro a mim, certamente falará mal de mim a outro. Essa é a principal característica desse povoEntão muito cuidado no que dissermos e com os comentários que possivelmente fizermos no meio de alguns ou de todos.

Lembre-se somos testemunhas de Cristo e responsáveis por marcar os que nos cercam com as marcas Dele enquanto estivermos sobre a terra.

Por: Carlos Nanes


Queria partilhar com vocês sobre as seguintes palavras:

Difamação

”A pessoa que diz mentiras (difama) a respeito dos outros e tão perigosa quanto uma espada...”
(Pv 25.16) Veja ainda: Lv 19.16 e Pv 16.28-30

O Dicionário Aurélio a define como:
1- “Tirar a boa fama ou o crédito a; desacreditar publicamente; infamar, detrair, falar mal.”
2- “Imputar a (alguém) um fato concreto e circunstanciado, ofensivo de sua reputação, conquanto não definido como crime.”

A difamação, é crime contra a honra, previsto no Código Penal Brasileiro. Infelizmente, nos deparamos com estes criminosos em grande quantidade dentro das igrejas, e pior, muitos são líderes!
E diante de Deus um pecado:
”Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Aquele que fala mal do irmão, ou julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; ora, se julgas a lei, não és observador da lei, mas juiz.” Tg 4.11
”Aquele que não difama com sua língua, não faz mal ao próximo, nem lança injúria contra o seu vizinho... Quem deste modo procede não será jamais abalado.”         (Sl 15.3,5)

Uma recomendação para as pessoas que congregam em igrejas, onde esta prática é comum, iniciando-se no líder e estendendo-se à mais simples ovelhas,  é que abandone este povo!
Não é tempo de andarmos em meio a um povo que não constituíram Deus como Senhor absoluto. Portanto, procure igrejas Santas com líderes segundo o Espírito Santo.
 Jesus diz:
 “Deixai-os: são cegos, guias de cegos... cairão ambos no barranco.” (Mt 15.14)

Os Servos do Senhor, devem primar pelos santos padrões ditados, e serão possuidores da vitória eterna.


Calúnia

”Nos últimos dias sobrevirá tempos difíceis; pois os homens serão... caluniadores... Foge também destes”
(2Tm 3.1-5)

O Dicionário Aurélio a define como:
1- Difamar, fazendo acusações falsas, Mentira, falsidade, invenção.
2- (Jur.)  Atribuir falsamente a (alguém) fato definido como crime.

A Calunia pode ser feita através da mentira, falsidade e invenção contra alguém. O Código Penal Brasileiro prevê penas contra os caluniadores.

Não é de admirar que, em muitas igrejas os caluniadores não sofre qualquer ação disciplinar, e por isso o mal se avoluma, pois o caluniador é assim estimulado na sua tarefa maligna e destruidora dos valores alheios. Outros da mesma índole tem prazer em relembrar, comentar e espalhar fraqueza, imperfeições e pecados a outros, servindo-se da língua.
A Bíblia condena a calunia:
”Não dirás falso testemunho contra o teu próximo” (Ex 20.16
Este mandamento protege o nome e a reputação do próximo. Ninguém deve fazer declarações falsas a respeito do caráter ou dos atos de outra pessoa. Devemos falar de modo justo e honesto a respeito de quem quer que seja.
”Não espalharás notícias falsas... Da falsa acusação te afastarás..." (Ex 23.1,7)
”Seis cousas o Senhor aborrece... testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre os irmãos.” (Pv 6.16,19)
”A falsa testemunha não fica impune, e o que profere mentiras perece”(Pv 19.9)

Conhecedores da gravidade desta situação, é necessário que o Servo do Senhor se aparte de toda forma de Calúnia e que procure viver em santidade.

Boato

 
”Não tem eles sinceridade nos seus lábios; o seu íntimo e de todo crimes; a sua garganta é sepulcro aberto, e com a língua lisonjeiam (adulam).” (Sl 5.9)

O Dicionário Aurélio o define como:
- “Notícia anônima que corre publicamente sem confirmação. balela, rumor".

Com certeza é uma obra que procede do coração maligno. E o diabo usa de seus demônios para entrarem nas igrejas e despertarem as pessoas a usarem suas línguas para esta prática.
Se você não tem certeza de um fato, qual a necessidade de espalhá-lo?
”Não espalharás notícias falsas...” (Ex 23.1)
é a determinação do Senhor para seu povo!

Quanto aos Mexeriqueiros, são condenados pela Bíblia em seu agir. E se continuarem nesta prática, pouco importa a condição de membro de uma igreja, ou mesmo, o cargo de líder ou os possíveis dons concedidos por um espírito de engano. O fim destes é a condenação eterna!
 

Um comentário:

  1. Agora... É muita sabedoria para uma pessoa só.
    Carlos Nanes! :)

    ResponderExcluir