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Este artigo apresenta e ilustra o surgimento do Gospel. Hoje a música Gospel engloba várias influências. Mesmo com diferenças entre estilos de Gospel, a essência e a intenção devem permanecer a mesma. Apesar da Origem Norte Americana, há diversos aspectos na historia da música Gospel semelhantes com a música do Brasil. A Cultura Brasileira teve diferentes rumos, porém constam de mesma origem e formas. A religião empregada desde a colonização do Brasil.
Este artigo apresenta e ilustra o surgimento do Gospel. Hoje a música Gospel engloba várias influências. Mesmo com diferenças entre estilos de Gospel, a essência e a intenção devem permanecer a mesma. Apesar da Origem Norte Americana, há diversos aspectos na historia da música Gospel semelhantes com a música do Brasil. A Cultura Brasileira teve diferentes rumos, porém constam de mesma origem e formas. A religião empregada desde a colonização do Brasil.
A Predominância da Igreja Católica era maior devido aos colonos Portugueses e Espanhóis.
Foi eficaz na disseminação da cultura escrava e nativa, talvez pela experiência mais antiga na conquista de outros territórios. Interessante observar que outras religiões européias, como a Católica, acabaram ajustando seus ritos e formas de pregação – principalmente na música e na participação da congregação - com base na revolução que a Igreja Gospel Americana conquistou, com muita luta, na primeira metade do século XX. A palavra Gospel em resumo significa: “Boas Noticias”. O Gospel é mencionado no Novo e Velho Testamento. Apesar de simples, tem significado profundo; são os anúncios que Deus nos proporciona para seguirmos nosso caminho através da fé e sabedoria divina. “O remédio de Deus” entre outros significados. Muitas outras interpretações podem ser formuladas dentro do conceito de “Boa Notícia”.
Fato de discussão entre os pastores até hoje. Em exemplo da complexidade da palavra está a afirmação do Diácono Whrite a respeito: “Jesus era uma boa noticia ao mesmo tempo em que ela a trazia para os que necessitavam”.
A Música Gospel que conhecemos hoje é uma forma de música com profundas raízes na tradição dos escravos Afro-Americanos assim como nas músicas Africanas tradicionais. Suas fundações vieram dentro de um enorme choque cultural que, de uma maneira sofrida porem criativa, agregou a cultura Africana com as tradições Européias.
Os escravos e as Origens do Gospel.
O intenso tráfico de escravos que povoou o continente Americano, não trouxe apenas mão-de-obra; também trouxe uma nova e rica cultura, que veio moldar a sociedade e a historia da América, resultando, dentre outros aspectos, diversas formas de música como o jazz, Blues e o Gospel. Os escravos vinham de diversas partes da África, especialmente de três áreas: A primeira, era a Costa do Marfim, ocupados hoje pelo Senegal, Guiné e etc. Esta área era fortemente influenciada pela região islâmica. Musicalmente caracterizada pela presença de longas linhas melódicas, cantos ornamentados e instrumentos de corda. A segunda área era a floresta tropical; região hoje dos paises Ganza e Nigéria. Esta trouxe ritmos complexos e instrumentos grandes de percussão. A terceira é o Congo, região da Angola, que é caracterizada pela música vocal polifônica separada em solista e grupo vocal.
Os Spirituals
Partituras Originais do Spirituals Deep River-1915

Quanto mais catequizados eles eram, mais religiosa eram suas
músicas. As “canções de trabalho” originaram os Spirituals. Tinham o mesmo
aspecto, porém com conteúdo bíblico. As mensagens Cristãs assim como passagens
da Bíblia mostravam grande semelhança com a vida dos escravos. Eles se
identificavam com passagens como a de Moisés e o povo de Israel. Assim como
outros ensinamentos da Bíblia, a libertação do Povo para a terra prometida por
Deus inspirava os escravos e suas canções. Em exemplo esta a canção Deep River,
que mostra como os escravos oprimidos sonhavam com uma vida melhor:
"Deep river, my home is over
Jordan, Deep river, Lord,
I want to cross over into campground, Oh, don’t you want to go to that gospel
feast, That promised land where all is peace? O don’t you want to go to that
Promised Land where all is peace?"
“Rio profundo, minha casa esta alem do
Jordão. Rio profundo, Senhor, Quer atravessar os campos, Oh, você não quer ir
para aquele paraíso? Aquela terra prometida onde tudo é paz?”
Cada um destes componentes trazia
mais do que música. Dança, canto e dramatização eram parte na cultura e crenças
Africanas. Lá havia uma música apropriada para cada momento das atividades
tanto em sociedade quanto individual. Uma das formas mais importantes eram os
Ritmos. O uso da percussão era também uma forma de comunicação entre diferentes
vilarejos e usada em performances ritualísticas de celebração junto da dança e
do canto. A música Africana é caracterizada
por complexos póli-rítmos (dois ou mais ritmos diferentes, quando sobrepostos
criam uma única batida musical) com uma batida forte.
Alguns Spirituals eram criados durante o trabalho nos campos, outros durante os trabalhos serviçais ou à noite após o árduo dia de trabalho quando os escravos se encontravam. Centenas de escravos se juntavam à noite durante estes encontros para ouvir as pregações da palavra de Deus. Algumas vezes um pastor negro viajava espalhando a palavra entre os escravos.
Os cultos eram diferentes dos tradicionais cultos
dos brancos naquela época. A congregação era barulhenta, ativa, e ficava todo
tempo respondendo aos comentários do pastor com “Amem, Sim Isso Mesmo,
Certamente, Rezai-vos, Sim Senhor!” Etc. O pastor dava o sermão de uma forma
rítmica e exaltada. Quanto mais empolgados eram os comentários, mais inspirado
ficava o sermão. Eventualmente o pastor ou algum membro da congregação começava
a cantar palavras do sermão ou versos da Bíblia. Instantaneamente outros
membros da congregação se emocionavam e se envolviam. Logo todos estavam
cantando e dançando.
Diferente da música ocidental
que é dividida em compassos rítmicos, esta segue um sistema aonde os ritmos vão
sendo improvisados e alterados. O conjunto destas características musicais
provia bases para a criação de Coro e acompanhamento, conceito de cantor
Solista e o estilo cativante, dançante e empolgante incorporadas na música
Gospel. Um forte exemplo está numas das principais características da música
africana onde se encontrava um improviso melódico e textual entre o coro e o
solista. O solista canta uma frase que é repetida ou respondida pelo grupo;
freqüentemente o grupo era apoiado por comentários em voz alta vindos da
audiência.

Com o tempo muitos donos de escravos perceberam que eles trabalhavam melhor se os deixassem cantar durante suas atividades, e acabaram permitindo sua música.
Estas
canções -chamadas de “canções de trabalho” serviam inicialmente para aliviar o
sofrimento causado pelo árduo trabalho sob o sol castigante, abusos,
descriminação e toda a forma de opressão da sociedade. Conforme o tempo foi
passando os escravos foram sendo cada vez mais integrados ao novo mundo.
Como resultado do choque cultural, eles começaram a mesclar suas
heranças musicais africanas com suas novas influências Européias. Esta mistura
mudaria mais tarde o cenário musical no mundo. A religião Cristã, a Língua
inglesa e a tradição da igreja Anglo-Saxônica formaram um novo tipo de crença e
esperança.

O Surgimento da Música Gospel
A base do tradicional Gospel Americano veio dos Spirituals, que descendia diretamente do formato Africano de pergunta e resposta entre o solista e a congregação. Musicalmente, os Spirituals misturaram os hinos ocidentais e as raízes musicais da África. Estas influências se transformaram em um rico pote de possibilidades musicais. Basicamente, os escravos improvisavam entre os antigos hinos mudando as canções de acordo com suas necessidades e propósitos. Criavam novas e diferentes canções sobre os antigos hinos clássicos.
Musicians Take Notes - WOD PRAISE BREAK
A tradição da adoração da música continuava, os significados do contexto bíblicos iam cada vez mais além da música. Conforme as palavras de um pastor negro da igreja pentecostal: “As palavras podem ser relevantes. A congregação quer ouvir coisas relacionadas com as situações da vida real. Eles querem adorar o que é vibrante e entusiasmável. Se uma igreja conseguir dar sua mensagem, sua música, seus princípios; as pessoas responderão”.
Por um longo período os Spirituals foram considerados pelos brancos como “Inúteis canções de Negros”. A cultura Afro-Americana tinha pouca atenção. Com a abolição da escravatura em 1865, os negros tiveram melhores condições para praticar suas religiões e conseqüentemente sua música.
Kirk Franklin ( Live, 2006 Steve Wonder AEOS )
Now that I´ve Changed
http://www.youtube.com/watch?v=MIOWObHyg4w&feature=related
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Hoje a música gospel e ouvida, cantada e respeitada no mundo inteiro, a luta daqueles que incessantemente buscaram a liberdade de expressar suas alegrias, festas e cultos nos dias que passaram e nos atuais, são relembradas e ainda conservam-se as mesmas ou até melhores tradições, gênero e espontanedade do seu ínicio.
ASSISTA AGORA A OUTROS VÍDEOS DO GOSPEL BLACK MUSIC:
http://www.youtube.com/watch?v=rwUXYw8KG6ohttp://www.youtube.com/watch?v=nVjltuGGH9s&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=ryKP2HCDi_Y
http://www.youtube.com/watch?v=XYtDsxwgmRw
http://www.youtube.com/watch?v=PudMKdFiEZU
A Primeira ilustração colorida trata da escolha dos escravos, Jacques Bnoit, 1839;
A Segunda ilustração trata de uma capa de partitura da pregação aos domingos;
A Terceira diz respeito a uma conversão nos campos de arroz, de 1865;
A Quarta remonta os encontros e sermões, 1849.
Por: Carlos Nanes
Fonte:
Boa Noite Carlos Nanes,
ResponderExcluirCara está muito massa esse artigo. Gostei muito mesmo que Deus continue te abençoando nessa nova idéia, muito legal. Não sabia que por traz de um cara tão extrovertido, bagunceiro e alegre como você teria um cara tão intelectual. kkkkkkkkkkkk
Valeu Fábio espero que tenha servido para compreenção maior do assunto é de verdade muito bom saber sobre nossa música e suas origens.
ExcluirGrande abraço!
Por esses dias estarei escrevendo mais sobre muitas coisas aguardo você!